RD Summit 2019 – As tendências de Marketing

Estivemos presente no RD Summit 2019 em Florianópolis, considerado o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina. Realizado pela RD Station, empresa de Marketing Digital considera uma das maiores do mercado, sendo a Dartamelo uma agência parceira oficial do RD Station.

Para quem não conhece, o evento é indispensável por trazer ótimos profissionais e novos conteúdos, uma experiência marcante, com temas e palestrantes muitos bons, sendo que ao todo são 175 palestras e você tem a difícil missão de montar sua trilha, ou seja, por mais que você escolha bons temas sempre vai perder algum conteúdo muito relevante.

Minha ideia é compartilha em lista um resumo de 19 pontos que aprendi lá, esses pontos considero os mais relevantes em relação a percepção das mudanças e as tendência que essa área de Marketing está passando:

  1. Experiência: O evento é uma aula de experiência do consumidor (CX), aliás essa tal de experiência que tanto ensinamos nas aulas da Choice, esteve presente em diversos conteúdos nesses três dias de evento. O time do RD é muito envolvido e comprometido com o evento para gerar esse valor que cada vez mais as empresas precisam pensar e repensar, pois nossos clientes não buscam mais apenas comprar, buscam cada vez mais uma experiência marcante. Para isso é preciso um time envolvido com a cultura da empresa. Durante o evento ouvi de uma participante que o RD é um case de RH. Mas é claro que nem tudo são flores, alguns participantes se queixaram da estrutura do local, para o nível do evento o espaço não suporta mais 12 mil pessoas. Porém para muitos isso não é um problema.
  2. Cultura: Uma das palavras mais presente no evento, porém é fácil entender, pois para o público-alvo perceber o valor da empresa a sua cultura precisa estar bem clara e sendo trabalhada constantemente, entre seus clientes internos e externos.
  3. Processo: Precisam ser claros e bem definidos. (Eric Santos, CEO da RD)
  4. Meta: O que você faz, não o que você quer. (Thiago Concer)
  5. Transformação Cultural: Empresas morrem por fazer o mesmo certo por muito tempo, esperando novos resultados. (Sandro Magaldi)
  6. Mudança: Não relutar em mudar.
  7. Arte: Quem não tem arte, tem roteiro pobre. (Fernando Kimura) – Pra mim a melhor palestra do evento! Conseguiu abordar de forma fantástica como a arte precisa estar dentro do Marketing.
  8. Resultado: Sempre é uma consequência. Não espere que ele venha antes da hora.
  9. Empatia: Olhar o mundo pelo olhar do outro. Buscar viver o seu cliente.
  10. Persona: Não se cria persona, se documenta persona. Afinal, a persona não somos nós que definimos como ela deve ser.
  11. Data Growth: Um dos pontos que mais me marcou, pois ficou claro que a análise de dados já é indispensável e será básico no futuro. Esse ponto já deve fazer parte de qualquer planejamento de Marketing, sendo alinhado com o comportamento do consumidor.
  12. Marketing por indicação: uma área do marketing que a maioria dos profissionais não dão atenção devida. O palestrante Rodrigo Noll abordou muito bem esse tema.
  13. Vendas: 84% de vendas B2B iniciam a compra por indicação – (Thiago Gabri, Linkedin)
  14. Conteúdo precisa gerar valor, não pode ser egoísta.
  15. Performance: Processo sempre melhora a performance.
  16. Reter talentos: Gerar novas experiências para o seu time de colaboradores. A nova geração buscar trabalhar com algo que melhore o mundo!
  17. Liderança: não é hierarquia.
  18. Funil: Além do conhecido funil para Marketing Digital e Vendas, agora temos funil pensado para os colaboradores. (Juliana Tubino)
  19. Para fechar o evento com chave de ouro, tivemos um baita show com o Skank. Vale lembrar que aqui também existe uma análise do público do evento, sendo que imagino ser entre 20 a 40 anos, pois a banda é atual e também marcou as últimas gerações.

 

 

Dudson Seraine

Especialista em Marketing e Inovação. Founder e CEO da Dartamelo Estratégias Digitais e CEO da Choice Academia de Profissões.

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