Quais são os melhores canais para divulgar meu negócio? E como mensurar resultados?

No ultimo post falamos sobre o que é branding e como é importante pensar sua marca como um todo e não somente no que será exposto sobre ela em ambiente digital.

Hoje vamos expor aqui algumas informações importantes sobre os melhores canais para a divulgação do seu negócio, mas vamos voltar o foco um pouquinho mais para o digital, para darmos aquela ‘aprofundada’ no assunto.

Antes de começar a criar contas em redes sociais ou sites com muita informação e aplicativos complexos, é necessário voltar a refletir sobre estes itens básicos: quem faz parte do público do seu negócio e qual é a sua proposta de valor. Esses itens nortearão a definição do seu posicionamento.

Num passado não muito remoto, o meio era a mensagem e a rede social escolhida definiria o tom da mensagem. Ainda é assim, mas outros elementos entraram nesse cenário. A rede é um organismo com vida própria e hoje funciona por nichos, fandons, clusters e as informações são, com frequência, disseminadas por influencers. São muitos termos diferentes, não?

Para simplificar, segue uma breve definição de cada termo.

Nichos: fatia ou segmento específico de mercado;

Fandons: é um grupo de pessoas que são fãs de determinadas coisas em comum, como um seriado de televisão, um música, artista, filme, livro e etc;

Clusters: para a informática, é uma aglomeração de computadores, mas o conceito acabou tomando um pouco o sentido de aglomeração e conversas de um público específico em torno de um assunto;

Influencers: produtores de conteúdo que atuam em nichos específicos e que podem ser, em determinados momentos, porta-vozes de produtos e marcas.

Já deu para ter uma ideia de que é impossível começar a se comunicar com uma persona específica sem antes estudar seu universo e em quais propriedades digitais ela está desenvolvendo conversas, onde emite suas opiniões, busca informações, diversão, serviços, soluções e etc.

Por isso voltamos ao ponto inicial: sem planejamento, os riscos de haver gasto de tempo e energia nos canais digitais errados são muito grandes.

A ferramenta Social Media Canvas pode ser uma boa auxiliadora no estudo sobre quais são as propriedades digitais mais adequadas para cada estratégia.

E a ferramenta de monitoramento (paga) Scup é excelente para saber onde ocorrem as conversas sobre sua marca ou sobre os temas que fazem parte do universo dela.

Lembre-se: em ambiente digital a pergunta que deve ser feita não é ‘em qual mídia meu público está?’, mas sim ‘onde meu público está desenvolvendo conversas agora?’.

Como mensurar se tudo o que fiz obteve resultados?

O grande objetivo da comunicação, seja digital ou não, é a venda. Seja de uma ideia, produto, conceito, evento, enfim, a venda daquilo que o seu negócio esteja ofertando.

Porém, apenas o volume de vendas pode não ser informação suficiente para monitorar o sucesso das estratégias de comunicação. A venda é uma informação sobre o presente.

Não há como saber quais serão os passos a serem dados sem monitorar resultados de forma geral. Cada negócio precisa chegar aos seus indicadores chave de desempenho – os chamados KPI’s (key performance indicators). Esses KPI’s podem ser cliques, acessos, materiais baixados ou algum tipo de engajamento específico.

Saber onde erros e acertos ocorreram é essencial para a continuidade de um bom planejamento e para identificar oportunidades de inovação. E isso, somente a análise de vendas, sem o auxílio de outros indicadores, não mostrará.

A definição de indicadores chave eficientes vai depender da matriz de cada negócio ou ideia, e em que etapa da jornada de compra o público envolvido está. Lembre-se: analisar numericamente as vendas garante o hoje, mas não dá insumos mais densos para os próximos passos.

São ferramentas úteis para análise de resultados em ambiente digital: Google Analytics, Facebook Insights e informações sobre acessos no Instagram.

E não se esqueça de manter alimentados seus sistemas de gerenciamento de vendas e relacionamento com o público – os CRMs (Customer Relationship Management). Ferramentas como o Hubspot têm perfis de CRM gratuitos para quem estiver começando.

Mais uma vez, esperamos que este e os últimos posts tenham sido úteis na sua jornada. Todo o conteúdo deles está reunido em nosso Guia de Planejamento de Marketing Digital para PME. Acesse e comece 2019 com o seu planejamento em dia!

 

 

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