Só o marketing digital é importante? E o que é branding?

Marcas estão em constante construção, evolução e reinvenção, por isso todos os seus aspectos são relevantes. Tudo o que compõe o universo da marca e sua gestão faz parte do que chamamos de branding ou brand management.

O branding passa pela identidade visual (sistema de símbolos e signos que identificam uma marca) e segue pela administração dos elementos que compõem a sua relação com o consumidor e sua reputação.

O objetivo do branding é atribuir valor à marca para torná-la diferenciada em um mercado de soluções parecidas. Cabe lembrar aqui que, para isso, mais do que nunca, os aspectos intangíveis da sua proposta de valor devem estar muito claros.

Há anos atrás, a TV era considerada mídia principal para as marcas e as demais mídias eram consideradas como de ‘sustentação’. Hoje o cenário é outro e temos o digital, em diversas regiões, como um protagonista, e, até mesmo tornando-se a mídia principal.

Porém, isso nunca afastará a necessidade de trabalhar a comunicação integrada, ou seja, que envolva vários suportes, meios, canais, além do digital. Por isso, cabe lembrar: o digital é hoje protagonista, mas não trabalha só. E a percepção que a sua marca terá, ou seja, o branding, pode depender, e muito, de outros meios que não sejam o digital.

Bons exemplos desses meios podem ser eventos, palestras, ações promocionais externas, cobranding (parcerias com outras marcas), cotas de patrocínio, produção de material impresso, e, a depender do orçamento e objetivos, a ainda tão poderosa inserção na TV.

Como o nosso foco aqui é trazer soluções digitais para pequenos e médios empreendimentos, esses conceitos podem parecer distantes, mas acredite, não são. Branding e comunicação integrada são conceitos que devem estar no radar de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho.

Obter presença digital e começar a pensar em material impresso, por exemplo, já é um passo a mais que o gestor dá em direção do crescimento da marca e que deve ser pensado com cuidado.

E o melhor de tudo: todo o processo de branding e comunicação integrada pode ser pensado como uma ativação para o digital e como futuros conteúdos que alimentarão seus canais digitais.

Esperamos que esse conteúdo seja útil na jornada da sua organização. Quer estar por dentro de todos os passos para iniciar o planejamento de marketing digital da sua empresa? Então acesse nosso Guia de Planejamento de Marketing Digital para PMEs.

 

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