Quais ferramentas utilizar para obter minha proposta de valor?

No último post, Marketing digital para PMEs: por onde começar, vimos que estabelecer uma proposta de valor é essencial para o planejamento, não somente de marketing digital, mas para as bases do seu negócio. E que a definição de público-alvo é o início de tudo, afinal, sua proposta de valor resolverá o problema de alguém, e não de algo.

Os perfis de público-alvo convencionais nos levam a traçar uma linha hermética sobre quem são as pessoas com as quais queremos nos comunicar, por isso, torna-se mais proveitoso traçar um perfil um pouco mais real e também baseado em dados: a definição de buyer persona (o ‘cliente comprador’).

A persona, nesse contexto, será o seu cliente tipificado, com gostos, personalidade, objetivos e hábitos definidos. A plataforma Rock Content elaborou o Fantástico Gerador de Personas (link aqui) para auxiliar na criação desse cliente típico de forma rápida.

Outra ferramenta muito útil nesse processo será o Mapa da Empatia (link aqui), que foi desenvolvido para se chegar a um perfil específico de cliente, tendo como base sua reação ao ambiente. Tendo a persona definida, é possível ir para a próxima fase, que será a criação da proposta de valor em si.

Uma das principais ferramentas utilizadas para facilitar o caminho a quem busca essa definição é o Canvas da Proposta de Valor (link aqui). O Canvas vai possibilitar, por meio de um diagrama prático, a visualização de quais são as dores e tarefas do cliente e os ganhos com as soluções propostas pelo seu negócio.

A partir disso, além de ‘o que fazer’ e ‘como fazer’, vamos descobrir o ‘por que fazer’.

Mas você deve estar se perguntando: o que tudo isso tem a ver com o marketing, e especialmente o digital? Isso tem tudo a ver. Se o seu propósito está bem definido, é ele que deverá ser comunicado e não somente o fato de que seu negócio existe.

Quer saber quais são os próximos passos a serem dados em seu planejamento? Então acesse o nosso Guia de Planejamento de Marketing Digital para PMEs.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s