Marketing digital para PMEs: por onde começar

O início sempre será a fase mais desafiadora do processo de criação, abertura e lançamento de um empreendimento, uma ideia, ou de um produto ou projeto. Por isso acreditamos que antes de iniciar campanhas de marketing digital é fundamental haver planejamento.

Um bom começo pode ser tomar nota de todos os aspectos do negócio. Desde produto, praça, canais, estrutura logística, preço, e até mesmo alguns ‘palpites’ sobre o que seria o ideal de marketing.

Por mais que algumas ideias sejam derrubadas – especialmente depois de utilizadas algumas ferramentas de análise para o planejamento – esse momento em que se coloca todo o arcabouço do empreendimento no papel será importante para desdobrar as ideias que se encontram comprimidas em nossa mente.

Tudo vai ficar mais claro e até novos prismas sobre o negócio poderão surgir. Mas cabe lembrar: esse é o momento de elencar tópicos relacionados ao negócio e não será o planejamento principal.

Mas, e depois?

Depois que todos os tópicos relacionados ao negócio estiverem na mesa (ou na parede, como alguns preferem), é hora de entrar no primeiro nível do planejamento: a descoberta/ criação/ identificação da proposta de valor do seu negócio. Sem esse item, nada poderá ser feito.

E por um simples motivo: a sua proposta de valor é a sua identidade, aquilo que somente você resolve e realiza e mais ninguém. É possível que existam negócios e ideias semelhantes, mas ninguém poderá resolver o problema do seu público como a
sua organização.

E pode ser pelas razões mais simples do mundo: só você limpa com produto x, só a sua comida tem o tempero y, só a sua consultoria usa o método z, e assim vai. Mas sempre resolvendo problemas reais e jamais vendendo ilusões.

Propostas de valor devem ser honestas, inteligentes, efetivas e afetivas. O novo que engana não é necessário. O primeiro passo para resolver problemas de maneira única é conhecendo seu público-alvo. Quem eles são, de onde vêm, quais são seus hábitos, quais são as lacunas do seus cotidianos e aonde querem chegar.

Quer saber quais são os próximos passos a serem dados em seu planejamento? Então acesse o nosso Guia de Planejamento de Marketing Digital para PMEs.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s